"A Rita" de Chico Buarque


A musica “A Rita” de Chico Buarque foi escrita na época da ditadura no Brasil, as musicas naquele tempo tinham que passar pela censura, onde a maior parte eram barradas e não podiam ser divulgadas, o que obrigava os compositores expressarem camufladamente , confira a letra de “A Rita”. 

"A Rita levou meu sorriso 
No sorriso dela 
Meu assunto 
Levou junto com ela 
E o que me é de direito 
Arrancou-me do peito 
E tem mais 
Levou seu retrato, seu trapo, seu prato 
Que papel! 
Uma imagem de são Francisco 
E um bom disco de Noel 
 
A Rita matou nosso amor 
De vingança 
Nem herança deixou 
Não levou um tostão 
Porque não tinha não 
Mas causou perdas e danos 
Levou os meus planos 
Meus pobres enganos 
Os meus vinte anos 
O meu coração 
E além de tudo 
Me deixou mudo 
Um violão"
 

O tom irônico fica expresso na letra e a frase “Me deixou mudo. Um violão" deixa clara a prisão em que viviam