Gravidez e seus direitos no trabalho


O período de gestação é uma fase muito delicada na vida de qualquer mulher, e deve ser respeitada e tratada com muito cuidado, não somente pelas futuras mães como também pelas outras pessoas que estão ao redor, assim, nossos representantes nos asseguram direitos durante a gestação a que se referem ao nosso direito de emprego, por exemplo, conheça-os:

Grávidas têm o direito de mudar de setor na empresa, basta contar ao obstetra sua rotina, que se ele verificar algum risco a empresa o fará.

Grávidas não esperam, devido á inchaços nas pernas e pés, não podem esperar muito tempo em pé em filas.

Assentos garantidos, em ônibus e metrôs as grávidas possuem esse direito e caso o assento esteja sendo ocupado por alguém sem essa condição especial, ele deve ser cedido à gestante.

Emprego estável, durante a gestação e cinco messes após o parto, você não pode ser demitida, com exceção aos casos de justa causa, previstos pela legislação trabalhista.

Direito a faltar para consultas medicas, sempre quando tiver que se ausentar avise com antecedência e apresente o atestado medico que terá sua falta justificada.

Licença maternidade, a partir do oitavo mês de gestação, você tem direito a uma licença-maternidade de 120 dias, recebendo salário integral e todos os benefícios legais e até seu filho completar seis meses, você deve ser dispensada do trabalho todos os dias, durante dois períodos, por trinta minutos para amamentar.