Como superar o fim de um relacionamento




Dói e muito, principalmente para a pessoa que não queria isso. Quando um relacionamento acaba, pode ter durado um mês, um ano ou dez anos, ele deixa marcas profundas. Parece que tudo aquilo que vivemos de bom com a pessoa em pouco ou muito tempo é anulado por causa de uma simples frase: não dá mais. E então nos questionamos como assim não dá mais? Falar sobre esse assunto quando não está passando por ele, quando não está dentro da situação é simples, mas falar desse assunto quando está dentro dele, quando está vivendo a situação é bem mais difícil do que se pode imaginar.

Ninguém é perfeito, mas nesse momento os defeitos da outra pessoa vão ficando nus, abertamente expostos diante da raiva que passamos quando ouvimos um não, um chega. Quando a pessoa que amamos coloca um basta em uma situação em que vivemos com ela, chegamos a pensar que ela é a pessoa mais cruel do mundo, mas é preciso raciocinar.

Para que um relacionamento chegue ao fim é necessário haver a união de vários fatores, estresse com situações que freqüentemente se repetem e não mudam, hábitos de um ou de outro que irritem mutuamente o companheiro, egoísmo e uma boa dose de falta de consideração também. Além disso, outra coisa que muitas pessoas consideram como sendo fundamental é a quantidade de carinho que elas recebem da outra pessoa.

O fato é que, pode estar bom para nós, mas do outro lado não. E uma hora ou outra, mais cedo ou mais tarde, isso vai aparecer, sempre aparece. Quando for assim, a única coisa que resta é respeitar a decisão da pessoa, mesmo porque quando ela resolve com ela mesma que não quer mais não há nada que se possa fazer para mudar a situação.

Aceite que ela não quer mais, não torne o momento mais doloroso para você e para ela, pode ter a certeza que mesmo que a pessoa não seja mais apaixonada por você, está doendo nela tomar essa atitude tanto quanto doendo em você passar por isso, acredite. E se você não demonstrar raiva, ódio e coisas assim por mais difícil que seja, pode ser que ela se lembre com carinho de você.

Quando acabar, a vida continua. Hoje vai doer, amanhã, semana que vem, mês que vem, pode ser que fique doendo por muitos anos mesmo. Mas vai passar, acredite. Erga a cabeça, olhe para a frente porque pode ser que tenha alguma coisa muito boa lá, e ficar olhando para trás pensando nas coisas que você talvez tenha feito de errado só vai fazer com que você perca as chances de ser feliz dentro do possível agora, e plenamente feliz lá na frente.