IMITAR É BOM, MAS TEM LIMITE


Quando temos nossos filhos, principalmente se for uma menina, a primeira reação que os pais tem, é de fazer dela nossa princesinha. Roupas diferentes, cheia de detalhes e brilho, fazem do visual da pequena um deslumbre. Queremos que ela desde pequena aprenda a se cuidar para que no futuro seja linda, bela e maravilhosa, atraindo para si todos os olhares. Quando crianças ainda, as meninas costumam sempre brincar com a maquiagem e os esmaltes da mamãe. Porem devemos tomar cuidado para não iniciarmos a pequena em um mundo de narcisismo infantil. Devemos cultuar a beleza externa e interna, ensinar princípios e valores, pois com o crescimento esta criança pode desenvolver princípios que não fazem o menor sentido, descobrindo através do sofrimento, as diferenças existentes entre beleza interna e externa.

Hoje em dia, as novas gerações estão cada vez mais cedo antenada com os acontecimentos do mundo, e todo mundo sabe que criança adora imitar gente grande, isso faz parte do desenvolvimento da criança, mas deve ser imposto a elas os princípios morais da vida. A fase da imitação é saudável, e vai até a própria criança descobrir os seus desejos e limites, dentro das suas próprias necessidades. O investimento a cultura da vaidade infantil, deve ser encarada como diversão, além de beleza e higiene, não devem ser impostas e jamais vista como obrigação. Os pais devem estar sempre atentos as reações das crianças, se ela diz que precisa emagrecer, analise o bio físico dela, pode até ser que ela precise de reeducação alimentar e exercícios físicos, mas pode ser também que ela só esteja querendo ser feito a modelo da televisão.

Quando a criança passa a desenvolver uma vaidade excessiva, este é o sinal vermelho para os pais. O fator estético de beleza, pode desenvolver problemas psíquicos, por isso é hora de procurar ajuda de um especialista para tratar deste caso. Não se deve incentivar o culto a beleza, criança deve ter outros princípios como estudar, brincar, viver uma fase de cada vez.