Frases de Fernando Pessoa


Um dos maiores escritores português, Fernando Pessoa foi um poeta que recebeu prêmios por seus poemas e encanta até hoje as pessoas que os lêem. Ele criou vários heterônimos como Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos que tiveram uma historia de vida cuidadosamente inventada por esse grande escritor.

Além de seus poemas, Pessoa escrevia algumas frases que são lembradas até hoje, pelo seu sentido emocional e sentimental, e por fazerem parte da história de muitas pessoas.

Veja algumas frases citadas por ele:

“Toda a poesia - e a canção é uma poesia ajudada - reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste.”

“Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que

queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”

“O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor.”

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo.”

“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.”

“O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.”

“Amar é cansar-se de estar só: é uma covardia portanto, e uma traição a nós próprios (importa soberanamente que não amemos).”

“Nunca sabemos quando somos sinceros. Talvez nunca o sejamos. E mesmo que sejamos sinceros hoje, amanhã podemos sê-lo por coisa contrária.”

“O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.”

“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?”

“Para viajar basta existir.”

“Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer.”

“Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias.”
Profissões que sempre terão futuro